• pt-br

O que é automação industrial?

A automação industrial é um conjunto de tecnologias que utiliza sistemas e dispositivos de controle, como software e robótica, para permitir a operação automática de processos e máquinas industriais sem a necessidade de operadores humanos. A automação industrial elimina a possibilidade de erro humano, reduz custos, economiza tempo e alcança desempenho superior.

Ferramentas de automação industrial

Uma ampla gama de ferramentas é necessária para automação industrial. Eles incluem vários sistemas de controle que incorporam diferentes dispositivos e sistemas que afetam os aspectos do processo de fabricação. As principais ferramentas são explicadas aqui.

  • Controlador lógico programável (CLP)
    Um CLP é um sistema de controle digital industrial robusto e pré-programado para realizar operações automáticas em processos industriais. O CLP monitora e recebe continuamente informações de dispositivos ou sensores de entrada, processa as informações e aciona os dispositivos de saída conectados, para concluir a tarefa no processo ou maquinaria industrial.
  • Controle de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA)
    Os sistemas SCADA controlam e monitoram processos industriais. O sistema adquire e processa dados em tempo real através da interação direta com dispositivos, como sensores e CLPs, e registra eventos em um arquivo de log. O SCADA é importante para a análise de dados e permite uma tomada de decisão eficaz para otimização em processos industriais.
  • Interface Homem Máquina (IHM)
    Uma IHM é um aplicativo de software que permite a interação e a comunicação entre um operador humano e a máquina ou sistema de produção. Ele traduz dados complexos em informações acessíveis, permitindo um melhor controle do processo de produção e de suas diversas aplicações.
  • Rede Neural Artificial (RNA)
    Uma RNA é um sistema de computação construído como o cérebro humano, uma rede de nós de neurônios interconectados. As RNA simulam a maneira como o cérebro humano analisa e processa as informações.
  • Sistema de Controle Distribuído (DCS)
    Um DCS é uma rede de monitoramento central que interconecta dispositivos para controlar diferentes elementos dentro de um sistema automatizado.
  • Robótica
    Os robôs podem executar tarefas com eficiência em situações complicadas ou perigosas, melhorar o fluxo e a qualidade da produção e aumentar a segurança dos funcionários. Além disso, os robôs podem tornar a vida diária muito mais confortável ou conveniente.

O papel de um controlador lógico programável (CLP) na automação industrial

Controladores programáveis ​​são semelhantes aos computadores industriais. Os CLPs podem funcionar como unidades independentes que podem monitorar e automatizar continuamente um processo, função específica da máquina. CLPs podem ser conectados em rede; essa rede pode controlar uma linha de produção inteira. CLPs podem ser adaptados para monitorar e controlar muitos sensores e atuadores; eles processam sinais elétricos e os utilizam para executar comandos pré-programados para quase qualquer aplicação. Os CLPs são usados ​​na automação industrial para aumentar a confiabilidade, a estabilidade e o desempenho do sistema (assim como o servidor dedicado), minimizando a necessidade de operadores humanos e as chances de erro humano.

Controlador lógico programável da Unitronics

A Unitronics é inovadora na criação e design de controladores lógicos programáveis ​​com painéis IHM integrados e E / S integrada. Os CLPs comprovados em campo da Unitronics são usados ​​em uma ampla gama de aplicações de automação industrial, automatizando centenas de milhares de instalações em diversos campos, dos projetos mais simples aos mais complexos e desafiadores. As indústrias que usam CLPs da Unitronics para seus processos automatizados incluem petroquímico, automotivo, processamento de alimentos, plástico e têxtil, embalagens, energia e meio ambiente e gerenciamento de águas residuais.

A Unitronics desenvolveu os primeiros controladores All-in-One CLP + IHM do mercado e os aprimorou consistentemente com base nas análises do mercado e no avanço do setor.

A Unitronics agora oferece várias linhas de produtos CLP para suportar uma ampla gama de requisitos do sistema. Com design compacto, esses controladores que mudam o jogo criam economia imediata, eliminando tarefas demoradas, como instalação de comunicação e fiação no painel do CLP. A Unitronics suporta o conceito All-in-One com software revolucionário que permite ao usuário escrever um programa de controle Ladder, projetar IHM e páginas da Web e configurar todo o hardware e comunicação facilmente programados em um ambiente de software único e intuitivo.

 

Veja Também:

Esmart