• pt-br

O que é um inversor de frequência variável VFD?

Um inversor de frequência variável, ou VFD, é freqüentemente chamado de inversor. Um VFD também pode ser chamado de inversor de frequência, inversor de frequência ajustável, inversor de velocidade variável, inversor de velocidade ajustável (VSD), inversor de frequência variável (VFI) ou microdrive.

Qualquer que seja o nome, um VFD é um tipo de controlador de motor que aciona e controla um motor elétrico. O VFD controla a velocidade e o torque do motor para atender aos requisitos da aplicação, variando a frequência e a tensão de alimentação.

A frequência está diretamente ligada às RPMs do motor; quanto maior a frequência, maior o número de RPMs.

Vantagens de usar VFDs

1 – Reduzir o consumo de energia e os custos de energia

Caso uma aplicação não precise ser executada em velocidade máxima, você pode reduzir os custos de energia controlando o motor com um VFD, o que permite combinar a velocidade do equipamento acionado por motor aos requisitos de carga.

Atualmente, os sistemas de motores elétricos consomem mais de 65% do consumo de energia da indústria. A otimização dos sistemas de controle de motores com VFDs pode reduzir o consumo de energia em uma instalação em até 70%. Além disso, o uso de VFDs pode melhorar a qualidade do produto e reduzir os custos de produção. Isso combina com o retorno do investimento em instalações de VFD.

2 – Controle de Motor Macio e Eficiente

Operar seus motores na velocidade mais eficiente para sua aplicação pode reduzir erros, aumentando os níveis de produção e aumentando as receitas. Por exemplo, os VFDs de ação mais suave permitem que transportadores e correias possam eliminar empurrões na inicialização, permitindo maior produtividade.

3 – Prolongue a vida útil do equipamento e reduza a manutenção

Garantir o controle ideal do motor ajuda o equipamento a durar mais e reduz o tempo de inatividade devido à manutenção. Como o VFD otimiza o controle da frequência e tensão do motor, o VFD oferece melhor proteção para seu motor contra problemas como sobrecargas eletro-térmicas, proteção de fase, subtensão, sobretensão, etc. Iniciar uma carga com um VFD protege o motor ou acionado carga a partir de “choque instantâneo” do início da linha; A partida suave elimina um grande grau de desgaste da correia, engrenagem e mancal. E um benefício adicional é a redução e / ou eliminação do golpe de aríete por meio de ciclos suaves de aceleração e desaceleração.