• pt-br

Qual é a definição de “CLP”?

Um controlador lógico programável, ou CLP, é um computador robusto usado para automação industrial. Esses controladores podem automatizar um processo específico, função da máquina ou mesmo uma linha de produção inteira.

Como um CLP funciona?

O CLP recebe informações de sensores ou dispositivos de entrada conectados, processa os dados e aciona saídas com base em parâmetros pré-programados.
Dependendo das entradas e saídas, um CLP pode monitorar e registrar dados em tempo de execução, como produtividade da máquina ou temperatura operacional, iniciar e parar processos automaticamente, gerar alarmes se uma máquina funcionar mal e muito mais. Os controladores lógicos programáveis ​​são uma solução de controle flexível e robusta, adaptável a praticamente qualquer aplicação.

Existem alguns recursos importantes que diferenciam os CLPs dos PCs industriais, microcontroladores e outras soluções de controle industrial:

  • E / S – a CPU do CLP armazena e processa dados do programa, mas os módulos de entrada e saída conectam o CLP ao resto da máquina ; esses módulos de E / S são os que fornecem informações à CPU e acionam resultados específicos. A E / S pode ser analógica ou digital; os dispositivos de entrada podem incluir sensores, interruptores e medidores, enquanto as saídas podem incluir relés, luzes, válvulas e acionamentos. Os usuários podem misturar e combinar as E / S de um CLP para obter a configuração correta para sua aplicação.
  • Comunicações – Além dos dispositivos de entrada e saída, um CLP também pode precisar se conectar com outros tipos de sistemas; por exemplo, os usuários podem querer exportar dados de aplicativos registrados pelo CLP para um sistema de controle supervisório e aquisição de dados (SCADA), que monitora vários dispositivos conectados. Os CLPs oferecem uma variedade de portas e protocolos de comunicação para garantir que o CLP possa se comunicar com esses outros sistemas.
  • IHM – Para interagir com o CLP em tempo real, os usuários precisam de um IHM ou Interface Homem Máquina. Essas interfaces de operação podem ser simples, com leitura de texto e teclado ou grandes painéis de tela sensível ao toque mais semelhantes aos eletrônicos de consumo, mas de qualquer forma, eles permitem aos usuários revisar e inserir informações no CLP em tempo real.

Recursos avançados de CLP

No mundo de hoje da Internet Industrial das Coisas (iIoT) e dos controladores programáveis ​​da Indústria 4.0 são solicitados a comunicar dados via navegador da Web, conectar-se a bancos de dados via SQL e até mesmo aos dados da nuvem via MQTT.

O CLP All-In-One

Um CLP multifuncional integra o controlador ao painel IHM, criando uma solução de automação compacta e fácil de usar. Os usuários não precisam mais estabelecer o CLP para painéis de comunicação e podem programar o design da Ladder Logic e da IHM em um único ambiente de software. Uma abordagem tudo em um economiza tempo, reduz a fiação e reduz o custo da compra de vários dispositivos.

Como é programado um CLP

Um programa de CLP geralmente é gravado em um computador e depois é baixado no controlador.
A maioria dos softwares de programação de CLP oferece programação no Ladder Logic, ou “C”. Ladder Logic é a linguagem de programação tradicional. Ele imita os diagramas de circuito com “degraus” de lógica lidos da esquerda para a direita. Cada linha representa uma ação específica controlada pelo CLP, iniciando com uma entrada ou série de entradas (contatos) que resultam em uma saída (bobina). Devido à sua natureza visual, a Ladder Logic pode ser mais fácil de implementar do que muitas outras linguagens de programação.
A programação “C” é uma inovação mais recente.
Alguns fabricantes de CLP fornecem software de programação de controle.

Quais são os diferentes tipos de CLP?

Além do CLP tradicional descrito acima, existem variações, incluindo controladores CLP + IHM.

Controlador lógico programável da Unitronics

A Unitronics é pioneira na fabricação e design de controladores lógicos programáveis ​​com painéis IHM integrados e E / S incorporada. Eles lançaram o primeiro CLP All-in-One no mercado e continuaram a melhorar a tecnologia com base no feedback do mercado e nos avanços do setor.

A Unitronics agora oferece várias linhas de produtos CLP robustas para suportar uma ampla gama de requisitos do sistema. Com design compacto, esses controladores que mudam o jogo criam economia imediata, eliminando tarefas demoradas, como instalação de fiação e comunicação do painel do CLP. A Unitronics suporta o conceito da Multifuncional com um software revolucionário que permitiu que o controle Ladder, o design da IHM e toda a configuração de hardware e comunicação fossem programados em um ambiente de software único e simples.