• pt-br
  • en

A tecnologia e os avanços da indústria 4.0

A tecnologia e os avanços da indústria 4.0

 

Você já ouviu falar na quarta revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0?

 

Esse fator foi ocasionado devido aos avanços da tecnologia, impactando significativamente os processos organizacionais, assim como nas indústrias de estrutura metálica para telhado. Isso porque além de ter uma produção otimizada, surgem novas formas de fazer negócio, como vender na internet!

 

A indústria 4.0 é uma realidade, com o objetivo de tornar processos otimizados com a automatização nas empresas, além de conectar máquinas e sistemas e, consequentemente, produtos e pessoas.

 

É fato que avanços tecnológicos e a quarta revolução geram impactos no nosso cotidiano. Em algum momento você já passou a adquirir um produto, como purgador de vapor, produzido com a eficiência das tecnologias da indústria 4.0. 

 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te explicar os impactos da quarta revolução industrial e principais tecnologias. Continue lendo e fique por dentro do assunto! 

Os impactos da Indústria 4.0

Você já se deparou com robôs e máquinas realizando uma tarefa, que geralmente são realizadas pelos seres humanos?

 

Esse é um dos principais impactos da indústria 4.0, cujo objetivo é otimizar processos, que nada mais é do que a relação com a mão de obra nas indústrias e empresas. 

 

Nesse sentido, um fabricante de estruturas metálicas ao usar as tecnologias da quarta revolução industrial, tem a possibilidade de diminuir tarefas repetitivas e, consequentemente, obter o aumento de produtividade.

 

Uma vez que as organizações investem se adaptam às tecnologias da indústria 4.0, obtêm máquinas inteligentes, dados precisos e que contribuem no aumento de receita, menos desperdícios com materiais e obter mais eficiência nos processos. Confira a seguir algumas das principais tecnologias dessa evolução.

1. Internet das coisas (IoT)

Internet das coisas (IoT) é uma tecnologia com conceito em tratar a conexão de aparelhos e máquinas à rede.

 

É eficiente para conectar objetos com a internet, para possibilitar funções de modo automatizado. Isso inclui carros autônomos, além dos relatórios gerados durante um processo produtivo. 

 

De forma geral, não significa, necessariamente, permitir acesso a internet, mas sim, a hiperconectividade para contribuir no desempenho de máquinas e demais objetivos. 

 

2. Big data analytics

O big data é indispensável nas grandes indústrias e organizações, devido sua eficiência em coletar e analisar em grande volume de dados, que seria praticamente impossível de ser realizado de modo manual. 

 

A partir da coleta as empresas podem realizar segmentação das campanhas e ser mais eficiente nos resultados.

 

Nas indústrias, o uso do big data é ideal para coletar, analisar e gerenciar informações como conexões, compartilhamento das informações. 

3. Máquinas inteligentes 

Uma grande evolução com a Inturias 4.0, são as máquinas inteligentes, que estão relacionadas ao uso da robótica e inteligência artificial.

 

O uso dessas tecnologias da quarta revolução é fundamental para tornar processos mais produtivos, evitar erros, e concluir tarefas com eficiência, mesmo com a produção em massa.

 

Além disso, não há necessidade da intervenção humana. Logo, os integrantes da organização ficam responsáveis por outras funções, como gerenciar o controle da própria máquina.

 

Gostou do nosso conteúdo sobre a tecnologia e os avanços da indústria 4.0? Compartilhe o post nas suas redes sociais!

 

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.