• pt-br
  • en

4 vantagens da terceirização no seu negócio e como aproveitar

4 vantagens da terceirização no seu negócio e como tirar o máximo de proveito

Você que é empreendedor e precisa gerenciar um negócio, seja ele físico ou virtual, sabe que existem diversos serviços que precisam ser bem executados para que a empresa funcione da maneira adequada.

No entanto, cada um desses serviços representa um tipo de investimento, de tempo e dinheiro, para a empresa. A terceirização tem sido uma alternativa, e é por isso que neste artigo apresentamos as vantagens da terceirização na sua empresa.

 

Antes de mais nada é preciso entender que cada tipo de negócio vai apresentar mais ou menos serviços que podem ser terceirizados. No geral, a terceirização nas empresas pode ocorrer em quase todos os setores trazendo consigo, melhorias ao trabalho.

 

Vale antes ressaltar que a terceirização de serviços não é uma exclusividade de empresas, outros setores podem aproveitar as vantagens da terceirização como condomínios, hospitais, escolas e outros tipos de organização.

O que é terceirização?

Antes de entrarmos de fato nas vantagens da terceirização nas empresas e destacar alguns pontos estratégicos para a terceirização de serviços, vamos primeiro esclarecer o que de fato é a terceirização.

 

A terceirização do trabalho se dá quando uma empresa contrata uma outra empresa para prestar um tipo de serviço, seja ele temporário ou por um tempo fixo.

 

Estamos falando da relação de trabalho entre duas empresas, onde uma fornece a mão de obra  para suprir uma demanda da outra.

 

Ao invés da empresa que tem uma demanda de trabalho contratar um profissional, geralmente, por meio do regime CLT, ela opta por fazer uma parceria com uma outra empresa especializada na área, que irá disponibilizar o profissional para a execução do que foi acordado entre a empresa “A” e a empresa “B”.

 

Na terceirização de serviços, o funcionário que executa a atividade tem todos os direitos trabalhistas garantidos, mas, ao invés desses direitos serem parte da obrigação da empresa “A”, eles são parte da obrigação legal da empresa “B”. Ou seja, a empresa que presta o serviço terceirizado é a responsável por arcar com todos os encargos trabalhistas e direitos dos funcionários.

Vantagens da terceirização na empresa

Mas, porque a sua empresa deveria considerar a terceirização de serviços? Quais as vantagens dessa prática? Por que colocar na mão de outra empresa, parte das funções que devem ser executadas dentro da sua organização?

1.   Foco no core business

Uma das principais vantagens de terceirização de alguns serviços dentro de uma empresa é poder focar apenas na atividade fim do seu negócio.

 

Em uma empresa de engenharia, por exemplo, isso vai significar que seja possível  que gestores e diretores se concentrem na execução das atividades que estão diretamente relacionadas à execução dos serviços em que são especialistas.

 

Enquanto isso, com a terceirização de serviços, outras áreas importantes da empresa, mas que não são o seu objetivo final, como os serviços de limpeza, marketing, TI e logística ficam a cargo de uma outra empresa que será responsável por executar e supervisionar as atividades dessas áreas.

 

De maneira geral, ao optar por terceirizar serviços, a sua empresa e gestores param de se preocupar com áreas de apoio ao negócio, pois elas estão em mãos especializadas, que se responsabilizam pela execução correta das tarefas.

 

2.   Baixa nos custos

Essa é uma das mais interessantes vantagens da terceirização. Ao optar pela terceirização de serviços sua empresa pode contar com uma queda nos custos referentes à contratação e manutenção de um funcionário que ficaria exclusivamente para essa função.

 

Isso porque além do salário, manter um funcionário exige uma série de encargos e tarifas, além de custar férias e 13º salário todos os anos.

 

Com a terceirização esses tipo de custo fica a cargo da empresa da qual você contratou o serviço, o que reduz os seus custos.

 

Além disso, você fica livre de custos como admissão e terceirização.

 

A redução de custo para a empresa contratante, geralmente, acontece porque o custo do profissional para a empresa contratada é dividido entre outras empresas que aproveitam também o trabalho desse funcionário.

 

Por exemplo, ao terceirizar a contratação da equipe de limpeza, geralmente, não é necessário que os profissionais terceirizados fiquem o dia todo dentro da mesma organização, eles podem dividir as horas de trabalho com outras empresas. Isso permite que o custo que a empresa contratada tem com seus profissionais seja “dividido” por todos os seus clientes.

 

Essa é uma das razões para a terceirização de serviços contribuir para a redução dos custos das empresas contratadas, com a equipe de trabalho.

3.   Redução de desperdícios

Quando uma empresa resolve optar pela terceirização de serviços não essenciais a sua atividade fim, ela consegue aproveitar melhor seu tempo, espaço e potencial de seus funcionários.

 

Com isso, não será necessário alugar um local maior ou adquirir novos equipamentos que demandaria custos a empresa e sobra mais capital para investir nos profissionais que dão conta de fazer o que a empresa “vende” seja como produto ou serviço.

 

4.   Acesso a profissionais especializados

Para qualquer tipo de serviço que for executado dentro de uma empresa é fundamental o treinamento e a capacitação dos profissionais responsáveis pela área.

 

Quando sua empresa opta pela terceirização de serviços, ela passa a contar com o serviço de uma empresa especializada, cujo core business é aquela área.

 

Quando você faz a escolha de uma boa empresa, você está passando a contar com profissionais de qualidade, preparados exclusivamente para a realização daquele trabalho, treinados, atualizados e que oferecem o melhor trabalho possível.

 

Essa combinação tende a ampliar a qualidade dos resultados que a sua empresa, contratante, experimenta.

 

Entre as áreas terceirizadas que melhor representam essa vantagem da terceirização está a terceirização de marketing e TI, entretanto, todas as outras também oferecem a ampliação da qualidade da execução do serviço.

Pontos estratégicos para a terceirização de serviços

Mas, afinal, quais áreas da empresa terceirizar? Isso vai depender do tipo de negócio que você tem e o que é considerado core business e o que não é.

 

Também vai depender do custo que hoje a atividade dá à sua empresa e a qualificação necessária para a execução do trabalho.

 

Confira a seguir algumas áreas da sua empresa que podem ser terceirizadas.

Limpeza

Quando se pensa em vantagens da terceirização, um dos pontos mais comuns para ser usado de exemplo são os serviços de limpeza. Trata-se de um trabalho primordial para o dia a dia de qualquer empresa, mas que não necessita de um ou mais funcionários fixos, contratados por CLT, em muitos casos.

 

Em negócios menores isso é muito evidente, a terceirização desse serviço, trazendo profissionais especializados em alguns dias na semana, oferece mais qualidade ao trabalho, redução de custos para a empresa e outras vantagens da terceirização dos serviços de limpeza.

Administração de condomínio

Outro ponto que vem ganhando cada vez mais adeptos a terceirização é a terceirização da administração de condomínio.

 

Ao invés de escolher um morador, que pode não ter nem tempo e nem experiência no ramo, você contrata o serviços de uma empresa especializada.

 

Nesse caso os benefícios são menos financeiros, mas ficam evidentes em qualidade e principalmente praticidade.

 

Uma empresa que tem contato com diversos profissionais como porteiros, pedreiros, eletricistas, e estará à frente da manutenção do condomínio, tornando tudo mais organizado.

Serviços de TI

Por fim, outro setor que tem sido cada vez mais uma ótima opção para terceirização nas empresas são os serviços de tecnologia da informação. Isso porque muitas empresas não têm tantas demandas assim para necessitar de um técnico em tempo integral.

 

Ao fazer esse tipo de contrato, você terá uma pessoa especializada para resolver os problemas relacionados a tecnologia sempre que for necessário e não precisará manter um funcionário que pode ficar ocioso por falta de demanda.

 

Esperamos que tenha entendido quais são as vantagens da terceirização e como aplicar no seu negócio. Agora é hora de pesquisar boas opções de empresas e aproveitar todos os benefícios que listamos até aqui.

 

Este artigo foi escrito pela OHub, plataforma que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.