• pt-br
  • en

Saiba quais são as principais tecnologias adotadas por empresas

A tecnologia é essencial para que uma empresa possa se desenvolver no mercado e atuar com sua máxima capacidade, seja uma empresa de peças para ônibus ou uma loja de produtos eletrônicos.

Não apenas porque a maioria da população está presente na internet e o mundo está cada vez mais digital, mas a tecnologia permite que as empresas atuem com alta eficiência, tornando a competitividade do mercado um pouco mais justa,

Neste texto, iremos falar sobre quais as principais tecnologias adotadas por empresas dos mais diversos nichos de mercado. Fique conosco e acompanhe.

A tecnologia nas empresas e a indústria 4.0

Antes de falarmos das principais tecnologias adotadas pelas empresas, vamos falar sobre a relação da indústria 4.0 e a tecnologia usadas nas empresas.

A indústria 4.0, também conhecida como quarta revolução industrial, abrange todo o sistema de tecnologias avançadas que estão transformando os processos produtivos e modelos de negócio no mundo inteiro.

A indústria 4.0 mudou em grande escala a automação nas empresas, tornando o mercado ainda mais competitivo e trazendo benefícios não apenas para as empresas, mas também para os consumidores que podem contar com experiências de consumo muito mais satisfatórias, além de produtos com alto padrão de qualidade.

Uma empresa distribuidora de pistola de pintura pulverizadora, por exemplo, que adota as tecnologias atuais em seus processos consegue ter um aumento significativo na eficiência da produtividade e no desenvolvimento de seus produtos em larga escala.

Quais as principais tecnologias adotadas por empresas?

Agora que já entendemos a relação da indústria 4.0 com as tecnologias nas empresas, vamos ver algumas das principais tecnologias presentes nas empresas hoje.

  • Big Data Analytics: essa é uma ferramenta on-line voltada para o armazenamento e gerenciamento de dados em grande escala. 

Pense no gestor de uma empresa com o Big Data Analytics, ele pode acessar qualquer informação da empresa a qualquer momento, garantindo eficiência nos processos de gestão e tomadas de decisões baseadas em informações consistentes;

  • Inteligência Artificial: também conhecida como AI, essa inteligência desenvolve e implementa dispositivos para realizar tarefas de forma inteligente.

Esses dispositivos têm a habilidade de raciocinar e realizar algumas tarefas sem a necessidade de intervenção humana.

Um exemplo muito comum atualmente é o Chatbot que transmite mensagens de forma programada para simular uma conversa entre cliente e empresa;

  • Google Drive: essa ferramenta se tornou essencial para muitas empresas. Tem como objetivo armazenar informações na nuvem permitindo a edição e compartilhamento de dados dos mais diversos tipos de arquivos.

A tecnologia de armazenamento na nuvem dispensa o uso de dispositivos físicos para essa finalidade e permite que várias pessoas acessam uma mesma pasta ao mesmo tempo, o que facilita muito o dia a dia de trabalho dos profissionais envolvidos;

  • Home Office: cada vez mais popular, o home office permite que os profissionais de uma empresa trabalhem de forma remota de casa.

Esse formato de trabalho só é possível graças à tecnologia, traz economia já que dispensa a necessidade de locação de um espaço.

Quais os benefícios que a tecnologia proporciona às empresas

As empresas que adotam as tecnologias disponíveis, usufruem de diversos benefícios que essas tecnologias garantem, entre elas podemos citar:

 

Redução de custo: uma empresa fabricante de etiquetas personalizadas, consegue obter mais economia em seus processos, uma vez que a tecnologia permite melhor administração de receita e melhor visualização de gastos para corte de orçamentos desnecessários;

 

  • Aumento de produtividade: muitas tecnologias diminuem ou até eliminam a necessidade de controle manual de diversos processos. Com isso, é possível aumentar a produtividade e diminuir inclusive, as incidências de erros;

 

  • Automação de processos: processos automatizados otimizam a produção e permitem que os funcionários deixem de fazer tarefas repetitivas e possam se concentrar em trabalhos mais desafiadores que proporcionem crescimento profissional e melhor contribuição também para o crescimento da empresa;

 

  • Aumento do controle de qualidade: a tecnologia está menos sujeita a erros do que o controle humano. Por isso, o controle de qualidade fica mais eficiente e consequentemente, garantindo menos prejuízos;

 

  • Comunicação interna mais eficiente: a comunicação é um fator fundamental para o sucesso de qualquer empresa, sobretudo a comunicação interna, ou seja, entre os participantes ativos no negócio. 

 

A tecnologia permite transmissão e compartilhamento de dados com mais eficiência, garantindo que todos fiquem informados sobre tudo o que diz respeito às rotinas da empresa.

 

E então, gostou do nosso post sobre as principais tecnologias para empresas e seus benefícios? Compartilhe o post em suas redes sociais e continue acompanhando nosso  conteúdo.

 

Esse conteúdo foi produzido pela equipe de redação do Soluções Industriais