• pt-br
  • en

Entenda como a automação pode beneficiar sua academia

 

Os avanços tecnológicos têm cada vez mais facilitado a vida de todos. Eles otimizam o tempo, reduzem os erros que anteriormente poderiam ser causados na produção  manual e também  reduzem  custos.

 

Quando se trata de automação de atividades dentro das empresas, esses benefícios são ainda mais aparentes, pois trazem lucro e crescimento. Esse tipo de recurso pode, inclusive, ser aplicado em academias de ginástica

 

Pensando nisso, criamos um artigo sobre como a automação pode beneficiar o dia a dia de uma academia!

 

Como funciona a automação em academias?

Pode não parecer, mas nas academias há uma grande quantidade de informações circulando a todo o momento. Basta pensar em como o registro de alunos, pagamentos, frequência, registro de treinos e cobrança de mensalidades precisam ser diariamente atualizados.

 

A necessidade do gerenciamento de informações torna o uso da automação imprescindível em termos de negócios, já que  é sinônimo de maior controle das finanças. Isso também dispensa a necessidade de terceirização do financeiro com a contratação de uma  assessoria contábil, por exemplo.

 

De forma geral, a automação das atividades permite com que elas sejam executadas digitalmente. Por meio de programas de computador os dados importantes de alunos e finanças são colhidos e organizados automaticamente.

 

Por exemplo, a relação de alunos que fazem determinada aula de alongamento está registrada no sistema. As mensalidades de cada um são lançadas no sistema de acordo com as datas, bem como o pagamento ou não.

 

Essas informações ficam disponíveis para o acompanhamento em tempo real do financeiro.

 

Outras funcionalidades da automação são:

 

  • Controle de pagamentos (mensalidades e contas da academia);
  • Controle de alunos;
  • Controle de turmas;
  • Controle de treinos;
  • Controle de relacionamento com o cliente;
  • Entre outros.

 

Benefícios da Automação

Quando se vai fazer a implementação de uma nova ferramenta no negócio é necessário verificar os benefícios e os prejuízos que eles podem causar ao seu empreendimento.

 

No caso da automação de academias, o princípio é o mesmo. É preciso saber quais são os prós e os contras para que erros de implementação não aconteçam.

 

Portanto, veja quais são os benefícios de sistemas de automação para academias.

 

 

 

Redução de erros

Quando uma mesma atividade é feita repetidamente por vários dias seguidos ela se torna mais suscetível a erros. No caso da gestão de academias se o controle de informações for feito de forma mecânica, ou seja, em cadernos ou planilhas, possíveis erros podem atrapalhar muito a saúde administrativa do negócio.

 

No pior dos casos os erros podem causar prejuízos financeiros. Um exemplo disso, é uma academia hidroginástica que realiza o registro manual de recibos de pagamentos.

 

Se a recepcionista esquecer de anotar um valor já pago pelo cliente, além de a contabilidade ficar errada, pode gerar cobranças duplicadas e confusões desnecessárias.

 

Na automação, tais erros não existem ou são significantemente reduzidos.

Segurança nas informações

Como ficou claro anteriormente, o ser humano é passível de erro, e isso é comum. Esse traço da nossa natureza traz a necessidade de revisar constantemente as tarefas feitas com o objetivo de evitar que os erros não passem despercebidos.

 

Sendo assim, a implementação de tecnologia facilita a confirmação da veracidade das informações, o que as torna mais seguras.

 

Aumento da produtividade

Outro benefício da automação é a eliminação de trabalhos manuais, que demoram tempo para serem concluídos.

 

Imagine o tempo em que uma única pessoa demora para registrar, catalogar, analisar e revisar dados. Agora imagine se tudo fosse feito por um programa criado exatamente para isso, que não sofre com distrações ou cansaço.

 

Sendo assim, a produtividade das atividades aumenta. E não é só isso, os funcionários ganham mais tempo para se dedicar aos seus respectivos afazeres, além de ter informações sobre seus alunos na palma da mão rapidamente.

 

Se um professor de aula de dança de salão precisar da relação de novos alunos para se preparar, ele pode consultar tudo pelo computador. Muito mais fácil do que se a recepcionista precisar juntar todos os nomes e entregar a ele.

Redução de custo e aumento no lucro

 

Com maior produtividade, maior a rentabilidade do estabelecimento.

 

Vejamos dessa forma, se o funcionário trabalha 8 horas, ele conseguia, antes da implantação tecnológica, fazer 5 aulas de boxe, tendo ainda ter que preencher relatórios e marcar presença.

 

Com a implementação de sistemas que isentam o professor de certas tarefas, o mesmo funcionário que conseguia dar 5 aulas antes, consegue atender 7 turmas.

 

Com mais alunos, maior a lucratividade que há dentro do comércio.

 

Além do aumento no lucro, há uma redução nos custos, pois alguns serviços que demandavam mais de um funcionário agora contam com a facilidade dos sistemas que precisam de menos pessoas para serem operados.

 

Sistemas integrados

Em um comércio tudo precisa andar junto e na academia não é diferente. Desde a recepção até o dono, a informação precisa transitar de forma clara e sem ruídos.

 

Para facilitar essa conexão,  os sistemas de automação trabalham de forma integrada para compartilhar informações com outros sistemas importantes para diferentes áreas da academia.

 

O sistema de gestão de clientes, por exemplo, pode compartilhar dados de pagamentos e novos clientes com o sistema contábil, o que facilita o trabalho do contador e evita problemas que levam a déficit e recuperação de crédito.

 

Se beneficie e implemente em seu negócio.

Com todos esses benefícios apresentados e a modernidade que sua academia pode aderir, você ainda vai perder a oportunidade de investir na automação?

 

Invista em seu negócio e faça dar certo.

Conteúdo produzido por Business Connection