• pt-br
  • en

Automatização do cultivo indoor: saiba o que é e como fazer

Para uma boa automatização do cultivo indoor, tanto a iluminação como as regas devem ter um sistema em que não é necessária a presença física de uma pessoa. Para a iluminação devem-se ter os equipamentos corretos para acender e apagar as luzes no tempo escolhido previamente e, caso exista, algum equipamento para erguer aos poucos e manter as luzes distantes do topo das plantas quando crescem. No caso das regas, devem ser feitas por sistemas que vão fornecendo a água com os nutrientes lentamente, chegando aos níveis ideais de umidade do solo.

 

Quando a automatização do cultivo indoor é recomendada?

 

Em casos em que o grower não está presente todos os dias ou não mora onde cultiva. A automatização do foto período já é bem conhecida e praticada por praticamente todos desde que iniciam o cultivo. Mas se você não consegue ir até suas plantas ao menos dia sim dia não, vai precisar automatizar alguma coisa em termos de rega.

 

Como fazer a automatização do cultivo indoor?

 

Para a iluminação, providencie um temporizador, que pode ser digital ou analógico e a escolha depende do fotoperíodo que você deseja programar. No caso de períodos de 24 horas (claro + escuro) um temporizador analógico serve bem, mas caso o grower queira aumentar a produção com fotoperíodos que somem dias de mais de 24 horas, aí tem que ser digital e programável. Com o timer regulado para o foto período desejado, o grower se livra de ter que ficar acendendo e apagando luzes.

 

Para a rega existem diversos sistemas de rega automática, basta instalar um gotejador que atenda a demanda da quantidade de vasos estipulada, encher o reservatório com água e os nutrientes de cada fase e regular a vazão da água para abranger todas as plantas simultaneamente e satisfatoriamente. Com o sistema implantado o grower tem que cuidar de manter o reservatório sempre cheio de água e com os nutrientes corretos para a fase em que as plantas se encontram.

 

Para temperatura e umidade um bom ar condicionado é o ideal, caso contrário o grower fica sujeito às temperaturas da estação, podendo tentar amenizar o calor com muita exaustão e o frio com algum aquecedor elétrico. Para a ventilação, um bom ventilador que atinja todo o ambiente e que circule bem o ar.

 

 

Equipamentos necessários para fazer a automatização do cultivo indoor:

 

 

Saber que suas plantas estão bem cuidadas mesmo sem a sua presença, é quase como uma agricultura tradicional no outdoor, onde a natureza faz todo o trabalho, mas de forma constante e regular, sem intempéries.

 

 

 

Dica do grower: Os temporizadores são essenciais para qualquer automatização desejada, desde o fotoperíodo até o ligamento e desligamento de qualquer equipamento utilizado na automatização do cultivo, por isso tenha sempre mais de três!