• pt-br
  • en

5 dicas para melhorar a eficiência energética na sua empresa

Para qualquer grande organização ou PME, aumentar os lucros da empresa é uma questão prioritária em que se investem horas e horas de esforço para o conseguir. Neste sentido, a aplicação de medidas para melhorar a gestão ambiental da empresa e assim aumentar a eficiência energética do negócio levará a uma redução do consumo de energia e consequentemente a benefícios que, embora não sejam escaláveis, contribuirão para não investir mais dinheiro do que o necessário em algo tão básico para o funcionamento da empresa como eletricidade ou água encanada. Além disso, ao desenvolver estas medidas, as empresas também contribuem para a manutenção do desenvolvimento sustentável, respeitando o ambiente em que desenvolvem a sua atividade.

 

A eficiência energética é um conceito que estabelece até que ponto os processos e sistemas humanos desempenham sua função com o mínimo de energia possível. Tendo isto em mente, atingir o grau máximo de eficiência energética deve ser um objetivo prioritário para as organizações, uma vez que estas seriam capazes de atingir os seus objetivos de negócio com o menor gasto energético de que são capazes, reduzindo o gasto com a conta elétrica e aumentando o seu respeito com o meio ambiente.

 

Com certeza que o seu objetivo como empresário é também contribuir para melhorar o meio ambiente e poupar no consumo de energia nos seus processos, a seguir vamos conhecer 5 recomendações para melhorar a eficiência energética do seu negócio.

 

  1. Isole as janelas de sua empresa

 

Muitas vezes não paramos para pensar na importância de nosso edifício ter um bom isolamento térmico. Se você se certificar disso, muitas vezes evitará o uso de ar condicionado, com a consequente economia de energia. Mesmo assim, se você precisar usar o ar condicionado ou o aquecimento do escritório, seja consciente.

 

  1. Use o ar condicionado da sua empresa de forma equilibrada

 

Não se trata de assar em pleno calor no inverno ou congelar com o ar frio no verão. É no equilíbrio que está a chave para que seus funcionários possam trabalhar à vontade em suas instalações sem que a conta de luz aumente muito.

 

  1. Armazene energia elétrica em baterias

 

Ao instalar acumuladores de energia elétrica em sua empresa, você terá a possibilidade de operar pelo menos parte de suas máquinas ou equipamentos sem depender da rede elétrica, apenas com o excesso de energia que acumulou. Assim, sua empresa só vai consumir aquela eletricidade de que realmente precisa.

 

Uma grande vantagem do uso dos painéis solares é essa: armazenar energia e usar quando necessário. Além disso, optar pelo autoconsumo, evita que tenha de mudar de empresa de luz e o aumento do preço da energia.

 

  1. Use lâmpadas que menos consomem

 

Toda empresa precisa de uma boa iluminação em seus escritórios, e é aí que sua empresa pode fazer a diferença: usando um tipo de lâmpada ou outro, o consumo de energia pode variar consideravelmente. Pare e pense quantas lâmpadas são acesas diariamente na sua empresa. Você tem um número aproximado em mente? Agora imagine como seu gasto de energia seria reduzido se você pudesse fazer com que eles consumissem menos da metade.

 

  1. Mude para carros elétricos da empresa

 

Principalmente se os veículos da sua empresa percorrem distâncias relativamente curtas (sem sair da cidade, por exemplo), apostar nos carros elétricos pode ser uma escolha acertada, pois o custo do consumo de energia elétrica é menor em comparação ao combustível tradicional. Seu consumo de eletricidade aumentará, é verdade, mas você poluirá menos e o custo geral será menor do que se usasse gasolina ou diesel.

 

Agora que você já viu essas dicas para economizar no consumo de energia do seu negócio, pode aprender o que as empresas fazem para cuidar do meio ambiente, pois certamente com a sua atividade você também pode contribuir para tornar este mundo melhor.