• pt-br
  • en

CLP com IHM incorporada – NR12

As soluções de CLP da Dakol contribuem com a NR-12 permitindo a comunicação direta com relés e dispositivos de segurança, reduzindo drasticamente os custos da máquina e ao mesmo tempo permitindo o diagnóstico de falhas e seguranças das máquinas e processos:

As máquinas que atendem a NR12 são normalmente conectadas a relés de segurança, que atendem as exigências da norma e monitoram continuamente o estado de variáveis CRÍTICAS.

As informações disponibilizadas pelos relés, e que se referem normalmente ao status de sensores, são apresentadas através de sinalizações luminosas (LEDs).

Em paralelo, sistemas de controle (ex: CLP) realizam a monitoração de variaveis NÃO-CRÍTICAS, incluindo a atuação sobre estas variáveis e disponibilizam estas informações em IHMs locais ou remotas.

A conexão entre o CLP e o relé de segurança normalmente e realizada através de fios de modo que saídas digitais do relé de segurança são lidas como entradas digitais no CLP. Neste caso, informações do relé de segurança podem ser apresentadas na IHM localizada junto ao CLP.

Ocorre que a conexão com fios entre o CLP e o relé de segurança é onerosa não apenas por exigir a existência de entradas e saídas entre CLP e IHM mas também por requerer tempo e custos de instalação, programação, manutenção e testes.

A solução apresentada pela Dakol refere-se ao fornecimento de um CLP com IHM incorporada que se comunica com o relé de segurança através de um protocolo de comunicação tornando possível a apresentação e o processamento das informações provenientes do relé de segurança.

As soluções de controle e visualização da Dakol permitem o desenvolvimento de protocolos que visam o monitoramento das variáveis CRÍTICAS, apresentando ao operador de forma amigável as informações, visando a correta tomada de ações.