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Conheça mais sobre o Marketing de Serviços, e saiba como aplicar em seu negócio

Conheça mais sobre o Marketing de Serviços, e saiba como aplicar em seu negócio

Publicado em: 14/08/2019

Os investimentos em estratégias na promoção das empresas é constante, uma vez que a oscilação e a competitividade são algumas das principais características do mercado. Nesse cenário, táticas como o marketing de serviços contribuem com que as corporações de fato alcancem destaque na obtenção de clientes.

 

Sabidamente, cada modelo de empreendimento apresenta suas particularidades no desenvolvimento de estratégias, pois a amplitude do mercado exige que tais divergências sejam consideradas e é imprescindível que os profissionais responsáveis pelas táticas tenham consciência dessas questões.

 

As principais características do marketing de serviços

 

Basicamente, o marketing de serviços corresponde a um grupo de práticas que contribuem com a promoção de determinado serviço. A partir desse ponto, o consumidor pode ser convencido e consequentemente, a empresa contratada.

 

Um atributo amplamente relacionado a esse tipo de técnica, é a possibilidade de não permitir que as corporações se rendam totalmente a realidade do mercado no momento na obtenção de clientes. 

 

Mais precisamente, confere um maior espaço para explicar o valor dos serviços oferecidos e evita a inércia, que pode ser uma condição perigosa. Por essas razões, é uma tática significativa, especialmente quando os empreendedores consideram a competitividade cada vez mais evidente.

 

O diferencial do setor de serviços

 

Para uma melhor compreensão a respeito deste tema e da aplicação desse tipo de estratégia, é interessante abordar os diferenciais no modo de promover os produtos e os serviços, independentemente do setor.

 

Por exemplo, uma empresa que efetua a raspagem de tacos, no momento da promoção dessa atividade deve avaliar fatores totalmente distintos ao comparar com a divulgação de produtos como produtos para pisos de madeira.

 

Um dos pontos de maior destaque, é a intangibilidade, o que exige dos profissionais táticas totalmente diferenciadas. Afinal, quem contrata um serviço, não poderá experimentar. Por esse motivo, comumente os métodos empregados em estratégias como no marketing de serviços e até mesmo quando a comercialização de produtos envolve de certa forma a intangibilidade, como nas plataformas digitais, a confiabilidade é ressaltada.

 

Isso se deve ao fato de que é um dos fatores cruciais para potencializar o destaque em meio ao mercado, assim como as chances para que o consumidor de fato concretize a compra.

 

Outro fator interessante é a heterogeneidade, que também pode ser considerada um desafio, pois embora a automação seja evidente em muitas áreas, grande parte dos processos ainda são realizados pelas pessoas.

 

Dessa maneira, a absoluta semelhança entre os serviços não pode ser garantida, por exemplo, na impermeabilização de terraços. Naturalmente, cada profissional estabelece medidas para atender, assim como um padrão de segurança e para a qualidade, porém, esse ainda é colocado como um desafio da área.

 

Sem dúvidas, entender esses fatores é crucial para a separação do marketing de produto e do marketing de serviços. Assim como a avaliação de cada questão pode gerar um diferencial competitivo para os profissionais e consequentemente, estratégias desenvolvidas.

Conheça os 7 Ps

 

Para alcançar uma compreensão mais clara do marketing de serviços e sua aplicação, é importante apresentar os 7 Ps, que são os pilares básicos das táticas desenvolvidas. Eles são:

 

1. Produto

 

Por mais que se trate de marketing de serviços, é interessante abordar que nesse caso o conceito de produto também está envolvido, especialmente ao considerar o que é entregue para o cliente, ou seja, o valor criado.

 

Identificar o que é vendido é crucial para orientar diversos processos no desenvolvimento das estratégias, principalmente ao considerar a importância de um direcionamento adequado.

 

2. Preço

 

Conforme o próprio nome indica, é um ponto relacionado com a precificação e valores de fato adequados podem apresentar certa complexidade para o alcance em alguns casos, em especial, para oferecer um valor justo e obter lucratividade.

 

Em meio a competitividade e diversidade do mercado, é interessante que os profissionais busquem aspectos relevantes para determinar os valores, tais como preparo exigido para a atividade, tempo investido.

3. Praça

 

Trata-se do lugar em que o serviço será realizado. Por exemplo, a sondagem rotativa não pode ser realizada a distância, pois essa atividade corresponde a aplicação de equipamentos específicos para a extração de amostras de materiais rochosos.

 

Esse tipo de definição é interessante para favorecer o planejamento da empresa no que diz respeito aos horários, transporte, cronograma, entre outros fatores.

4. Promoção

 

Esse aspecto abrange de uma forma mais direta a relação da marca com a audiência, pois consiste nas medidas aplicadas em prol da divulgação dos serviços oferecidos pela corporação.

Para exemplificar, um empreendimento que atua com colocação de forro de gesso pode trabalhar esse aspecto desde a identificação da melhor abordagem até o desenvolvimento de publicações e anúncios.

O mais recomendado é que os profissionais responsáveis pelas ações de comunicação priorizem a transmissão de confiabilidade, em especial, para que a percepção de valor dos clientes em relação aos serviços seja potencializada.

 

5. Processo

 

Os processos estabelecidos de uma forma eficaz garantem um padrão em cada etapa dos serviços oferecidos. Isso se deve ao fato de que não basta oferecer, para se destacar, um dos pontos cruciais, é corresponder ou ser superior às expectativas dos clientes.

 

Tendo-se como exemplo empresas de gerenciamento de projetos e obras, naturalmente, serviços variados serão realizados, porém, é preciso definir previamente alguns passos para garantir a consistência e determinados padrões de qualidade. 

 

Dessa forma, pode haver uma facilidade maior até mesmo, para expressar aos clientes o desenvolvimento da atividade.

 

6. Palpabilidade

 

Anteriormente, ao abordar as distinções entre produtos e serviços, a intangibilidade foi citada e está relacionada justamente com este ponto, em que torna-se necessário apresentar pistas sutis para que a proposta fique clara diante o consumidor.

 

Por exemplo, uma empresa de isolamento térmico em SP pode trabalhar essa questão por intermédio de meios impressos, como cartões de visita, publicações em redes sociais e até mesmo a forma de apresentação do site.

 

7. Pessoas

 

Muitas vezes, questões externas são tratadas em prol da promoção da empresa, porém, este ponto está relacionado com os profissionais, que devem contar com a devida valorização. 

 

Afinal, com o treinamento mais adequado, será possível garantir um melhor desempenho, inclusive experiências mais positivas para os consumidores.

 

Como aplicar esse tipo de marketing?

 

Sem dúvidas, a forma de desenvolver uma estratégia de marketing de serviços pode variar significativamente entre as corporações. Os processos e objetivos traçados por uma empresa de tratamento de efluentes industriais podem ou não apresentar resultados satisfatórios em atividades da mesma área ou em setores distintos.

 

Por essa razão, é importante que enquanto os profissionais analisam as práticas a serem seguidas, as particularidades das corporações também sejam consideradas, pois não há exatidão.

 

Um ponto de grande importância é o foco nas pessoas e conforme abordado, a valorização dos colaboradores possui um impacto significativo. Todavia, nesse cenário também torna-se imprescindível superar as expectativas dos clientes.

 

Contar com ferramentas que sejam capaz de agregar a estratégia é crucial e para o desenvolvimento do marketing de serviços. Este é o caso da elaboração de materiais, que pode contribuir de forma significativa para que a imagem da empresa seja fortalecida e clientes em potencial atraídos.

 

Além dos aspectos apresentados, é preciso determinar os objetivos e aplicar os 7 Ps de uma maneira satisfatória. A partir desse ponto, há possibilidade de definir de forma mais clara a execução de tais ações:

 

  • Desenvolvimento de materiais;
  • Promoção dos conteúdos;
  • Interação com a audiência;
  • Condução pela jornada de compra.

 

Ao ter clareza na elaboração de um plano de ação, é possível potencializar as chances de um controle eficaz dos processos que devem ser implantados. A nitidez também deve estar presente ao se tratar de outras questões, como o diferencial da empresa.

 

Isso se deve ao fato de que com um diferencial estipulado adequadamente, há possibilidade de elevar as chances de se destacar em meio ao mercado, não apenas em relação aos clientes, como também aos investidores.

 

Por exemplo, na procura por um projeto de automação residencial, as empresas que transmitem de forma mais clara o diferencial, inovação, entre outros pontos, podem atrair mais atenção.

 

O diferencial pode estar atrelado aos mais variados fatores, como um bom atendimento, suporte após a realização do serviço, agilidade, qualidade ou qualquer outro atributo capaz de agregar valor e ser trabalhado para o fortalecimento da marca.

 

De um modo geral, pode-se perceber que o marketing de serviços apresenta um potencial significativo, mas a ausência de cautela, principalmente com o planejamento, pode comprometer severamente os resultados.

 

Portanto, para o desenvolvimento das estratégias de uma forma precisa, é crucial recorrer aos serviços de profissionais qualificados. Afinal, falhas podem resultar em investimentos indevidos e prejuízos significativos, tanto para a imagem da empresa, quanto no que diz respeito aos recursos financeiros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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