• pt-br
  • en

Fortlev

Manufatura

Integração das máquinas com a gestão do negócio

O projeto na FORTLEV, um dos principais fabricantes nacionais de reservatórios de água, foi conduzido pela integradora IN9, em parceria com a DAKOL, com o objetivo de disponibilizar indicadores de performance, disponibilidade e qualidade das máquinas em tempo real.

Para isso, todo maquinário da planta foi integrado e passou a gerar dados de forma constante para a emissão de relatórios e dashboards que suportam a tomada de decisão nos negócios da FORTLEV.

“Encontramos na DAKOL um CLP robusto e maleável para desenvolver programas que sejam aderentes aos nossos processos, com interface acoplada para o operador interagir, não havendo necessidade de aquisição de outros equipamentos de alto custo para as máquinas.”

FLÁVIO BATISTA
Coordenador de Sistemas da FORTLEV

  • Empresa desenvolvedora: IN9
  • Cliente final: FORTLEV
  • Indústria secundária: produtora de soluções em armazenamento de água
  • Linha de produtos utilizada: CLP com IHM incorporada
  • Modelos utilizados: Vision700 + SNAP-IN

Desafio: Integrar e padronizar processos e máquinas em todas as fábricas para que a solução ficasse homogênea e eficaz.

Solução: A solução de automação adotada na FORTLEV foi baseada na linha de CLP com IHM incorporada, para que fosse possível captar, ler e gerenciar dados produzidos pelas máquinas no chão de fábrica. Também automatizou os apontamentos de produção e criou um canal de comunicação amigável entre o operador da máquina e o ERP, PCP, equipe de manutenção, entre outros.

Benefícios: A ligação direta entre as máquinas e o banco de dados SQL da empresa fez com que fosse possível emitir relatórios gerenciais para apoiar a tomada de decisão, assim como tornou os processos fabris ainda mais confiáveis e eficientes. Como resultado, produtos de excelência que mantém a empresa líder de mercado em seu segmento.

Veja o case completo

“O treinamento atendeu plenamente a todas as expectativas esperadas. Foram esclarecidas as dúvidas com muita calma e conhecimento técnico do instrutor. Obrigado!”

NUCLEOTECH