• pt-br
  • en

A importância e o futuro da Indústria 4.0

As novidades na Indústria 4.0 nos tornará mais familiarizados com os componentes eletrônicos, bem como maior importância em trabalhar na nuvem, coletando dados e trabalhando com eles.

 

O que há de novo na indústria 4.0 e o novo cenário tecnológico

 

Dentre essas novidades temos que destacar uma série de elementos que já estão revolucionando o mundo da indústria, mas que com o passar dos anos chegarão a uma padronização que nos fará ver essas ações como normais. E é que o novo panorama tecnológico nos obriga a trabalhar com uma grande quantidade de dados e, portanto, com uma grande quantidade de análise dos mesmos.

 

Portanto, este primeiro ponto baseia-se na análise desses dados para otimizar a qualidade da produção, economizar mais energia e melhorar o serviço à equipe. Neste novo contexto da Indústria 4.0, a avaliação e coleta completa de dados de diferentes fontes conduzirão à mencionada padronização para apoiar decisões em tempo real.

 

Por outro lado, a autonomia dos robôs será tal que lhes daremos funções totalmente completas para que trabalhem sozinhos. E é que esses robôs estão evoluindo de tal forma que são cada vez mais autônomos, flexíveis e colaborativos. E com o passar do tempo essas ações farão com que eles interajam entre si e assim as tarefas serão realizadas de uma melhor forma.

 

A simulação é outro dos pontos-chave e é algo usado principalmente na fase de engenharia, com produtos, materiais e processos de produção. Essas simulações aproveitam os dados em tempo real para colocar as ações virtuais no mundo físico, incluindo máquinas, produtos e seres humanos. E essas ações permitem que os operadores testem e otimizem as configurações da máquina para o próximo produto do mundo virtual antes que ocorra a mudança para o mundo físico.

 

A integração de sistemas horizontais e verticais permitirá uma maior coesão com os sistemas e que as cadeias de valor tenham uma automação com um valor verdadeiramente importante. Da mesma forma, a Internet das Coisas tem permitido uma grande conectividade no mundo, já que cada vez é mais fácil ter internet em casa e nas empresas, e onde diferentes dispositivos têm um enriquecimento da informática integrada e se conectem usando diferentes tecnologias padrão.

 

E, em relação a isso, a segurança cibernética permitirá que os protocolos de conectividade e comunicação sejam mais críticos quando se trata de proteger os dados, levando a comunicações mais seguras e confiáveis.

 

Em termos da Cloud, as empresas já utilizam softwares em que alguns aplicativos de negócios e analíticos trabalham com armazenamento e troca de dados. E, ao mesmo tempo, o desempenho das tecnologias de nuvem melhorará a obtenção de tempos de reação. Desta forma, o resultado será que os dados e funções da máquina serão implantados na nuvem e até que esteja disponível um serviço total em que todos os processos sejam controlados.

 

E com a ajuda de todos estes elementos e realidade aumentada, entre outros, iremos promover uma indústria totalmente nova que contará com os serviços do protocolo sigfox e business intelligence para ter um maior controlo de todos os recursos e desta forma tirar partido deles. a melhor maneira de obter maior desempenho em todas as fases do processo de produção.